Desabafos de Mulher...

 Baby Birthday Ticker Ticker

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tou Assim:


Final de período lectivo é sinónimo destas figurinhas...São os testes, as grelhas, as pautas, as reuniões e formações...enfim, tanta papelada e tanta burocracia que deito papéis pelos olhos!!
Depois de corrigir 6 turmas de testes, há que preparar a reunião de Direcção de Tirma e toda a papelada que lhe é devida...e não é tão pouco como isso. Eu ainda sou do tempo em que levavamos apenas a pauta, a acta e o registo individual do aluno para pôr as notas...e não sou rapariga velha! Hoje em dia há de tudo: PEI, CEI, PR, PA, PIT, Apoios, Adequações, adaptações...mil papéis para alunos que, por vezes (muitas vezes) se limitam a estar na sala de aula e não estudam nem querem saber de estudar!
E de quem é a culpa??!!! De quem??!!! DOS PROFESSORES, claro!
E o que se faz??!!! Obriga-se os meninos as estudar senão reprovam?? NÃO. Fazem-se papéis em que o professor se COMPROMETE a trabalhar para o menino passar e vai daí fazem-se planos de recuperação, reduzem-se conteúdos, fazem-se testes mais pequenos e mais fáceis, pedem-se trabalhos extra (leia-se cópias ipsis verbis da Net), dá-se um teste extra com menos conteúdos, enfim...já imaginam o cenário. Fazê-los estudar é que nada...não vale a pena...o que interessa são as estatísticas: todos os portugueses têm o 12º ano.Nem que sejam analfabetos estruturais, como o são, de facto!
E vivam as reformas do ensino que têm letrado muitos portugas, que mal assinam oo seu nome.

Sem comentários: